Como funciona o PayPal: tudo o que você precisa saber

O PayPal é um recurso adicional que pode ser utilizado nas lojas virtuais. Ele oferece muitos benefícios aos compradores e vendedores. Mesmo com todo destaque, muitas pessoas nos perguntam: como funciona o PayPal e quais os benefícios para minha loja virtual?

O que é PayPal?

PayPal é um sistema de pagamento online. Ele funciona como uma carteira digital. Em uma carteira física você guarda dinheiro em espécie e cartões, assim como no PayPal.

O PayPal talvez seja o mais antigo, mais difundido e utilizado sistema de pagamento online no mundo. Ele foi criado em 1999, atende 179 milhões de usuários e presta serviços em 200 países.

Como funciona o PayPal e para quem é indicado?

As funcionalidades do PayPal atendem aos consumidores e lojistas. É bem simples a utilização. Vou explicar como tudo funciona.

Cadastre uma conta bancária

Você pode cadastrar uma conta bancária para efetuar transferências do PayPal para o seu banco. O caminho inverso também é possível, no qual você carrega a sua carteira digital com um saldo financeiro e o utiliza para pagar compras.

Insira um cartão de crédito

como inserir o cartão de credito no paypal

Você também pode informar um cartão de crédito ou débito da bandeira Mastercard, Visa, American Express, Hipercard, Hiper e Elo. Assim, ao invés de digitar os números do cartão em um site que gere desconfiança, ao pagar com o PayPal, o vendedor não terá acesso aos números. Eles estão protegidos.

Débito online diretamente da conta corrente

Esta opção está disponível apenas para os correntistas do banco Citibank, HSBC, Itaú e Santander. Os clientes destes bancos podem cadastrá-los no PayPal e fazer pagamentos com o sistema e o saldo será retirado diretamente da conta corrente.

Crie botões de pagamento

como funciona o paypal

O PayPal oferece a criação de botões de pagamento que podem ser instalados nas lojas virtuais. O vendedor tem 3 opções disponíveis:

  • PayPal Standard: Essa é a opção mais simples e não é recomendada a utilização, pois não agrega profissionalismo. Ao clicar no botão, o cliente é direcionado ao site do PayPal, saindo da loja virtual.
  • PayPal Plus: a segunda alternativa é mais prática, moderna e viável para converter em vendas. Ela oferece um Checkout Transparente, que é um facilitador na hora do pagamento, pois não exige o preenchimento de dados desnecessários. Se o comprador não tiver uma conta no PayPal, ele pode comprar mesmo assim com o cartão de crédito.
  • Express Checkout: esta é a opção mais rápida, pois não é necessário digitar dados de cartão de crédito. O cliente precisa ter conta no PayPal para usufruir deste benefício. O único passo necessário para ele efetuar o pagamento é digital o login e a senha. Muitas vezes os navegadores memorizam essas informações. Portanto, a compra está apenas a um clique de distância. Esta modalidade é compatível com várias plataformas de e-commerce, que facilita a configuração dele na loja virtual.

Você como lojista precisa decidir por qual categoria usar no seu e-commerce. Ressalta que os serviços do Plus necessitam de uma análise e aprovação do PayPal.

Se fosse para opinar e recomendar, para mim, o Express Checkout é a melhor opção. Se o cliente possui uma conta no PayPal, ele pode pagar com ela. Caso não tenha, ele pagará com cartão de crédito, sendo esta opção configurado com outro sistema de pagamento.

Crie faturas e envie por e-mail ou redes sociais

O PayPal possibilita fazer cobranças por e-mail ou gerar um link de pagamento compartilhável. Com poucos cliques, cobrar os clientes se torna tarefa simples.

Qual é a taxa que o PayPal cobra?

como funciona e qual é a taxa do PayPal

As taxas cobradas vão depender do tempo de recebimento e também da procedência da compra.

Quais as vantagens de usar o PayPal?

Vamos listar os benefícios de usar o PayPal tanto para quem compra como para quem vende.

Segurança

O PayPal é um método muito seguro de pagamento. Além manter sigilo dos dados dos usuários, esta empresa fornece uma Política de Proteção ao Comprador expressiva. O PayPal arca com os custos de devolução caso haja uma insatisfação por parte do cliente.

Atendimento 24/7

Um benefício adicional é contar com um suporte 24 horas por dia durante 7 dias na semana para resolver possíveis problemas na conta.

Aplicativo PayPal Business

Quem tem loja física também pode usufruir dos serviços do PayPal. Com o aplicativo, é possível receber pagamentos dos seus clientes diretamente pelo celular.

PayPal OneTouch

Esta configuração acelera o processo de compra. Se um cliente já comprou em determinado site com o PayPal, na próxima vez ele conseguirá comprar com apenas 1 clique no mouse, sem digitar login, senha, ou número de cartão. É a velocidade a serviço da conversão acelerada.

4 dicas para vender online usando o PayPal

Segue algumas dicas valiosas para vender online com o PayPal.

Integre o PayPal junto a sua plataforma de e-commerce

dicas para vender online usando o PayPal

Na imagem acima estão listadas algumas das plataformas de e-commerce que possuem integração com o PayPal. Isso significada que o processo de configuração de pagamento é feito de forma automática, simples e sem estresse.

Insira a logo no seu site

Deixe seu cliente saber que você aceita pagamentos via PayPal. Coloque a imagem da empresa em algum local do seu e-commerce. Normalmente as informações sobre os métodos de pagamento estão juntas, com a logo de cada empresa lado a lado. Não esqueça do PayPal.

Procure por clientes internacionais

Não sei se vender para fora do Brasil é algo possível de ser realizado no seu nicho. Porém, se você está considerando exportar produtos, o PayPal é uma alternativa de pagamento que precisa ser apresentada.

Pense nas boas oportunidades que você possui ao receber pagamentos internacionais com moeda estrangeira. A conversão está favorecendo o real brasileiro, então por que não?

Venda sem precisar de site

Se você ainda não tem um site da sua marca, o PayPal é uma alternativa viável de receber pagamentos dos clientes que chegam a sua loja através das redes sociais.

Normalmente as pessoas não vão fazer transferências diretas entre contas bancárias por precaução. Ter um link do PayPal é um selo de segurança garantido ao cliente.

Conclusão – Como funciona o Paypal:

Este artigo explicou como funciona o PayPal e apresentou suas funcionalidades. Você aprendeu as utilidades desta carteira digital e como usá-la para receber pagamentos na sua loja virtual.

Pessoalmente, eu penso que o PayPal é útil no e-commerce, porém não deve ser a única solução de pagamento apresentada. Ele sozinho possui algumas carências. Por exemplo, não é possível emitir boletos para cobrança.

Agora, ao usar o PayPal junto com outras ferramentas, a sua loja virtual fica mais acessível para vários perfis de clientes.

Você está a par da tecnologia Pix e como ela pode ser usada na sua loja virtual? Convido você a ler o artigo Pix: O que é e como funciona o novo sistema de pagamentos?

Compartilhar esse artigo