Formulário de contato: 11 dicas para criar e capturar mais leads

Olá, meu querido leitor! Que bom ver você aqui no blog da CartPanda. Se este é o seu primeiro artigo que está lendo aqui, seja bem-vindo. Saiba que nos esforçamos bastante para entregar um conteúdo completo e de riquíssimo valor. O assunto de hoje é formulário de contato.

Você vai aprender a importância de ter um formulário de contato no seu e-commerce. É uma ferramenta essencial para dar um upgrade nas vendas no fim do mês. Vou te mostrar como instalar e tirar o máximo proveito dela. Combinado?

Qual é a importância do formulário de contato para e-commerce?

Um formulário de contato é um meio de comunicação a disposição do seu cliente para tirar dúvidas a respeito do seu produto e serviço. Geralmente, todos os sites possuem uma aba Contato no cabeçalho. Nesta aba, é encontrado o endereço físico (se houver), o número de telefone, as redes sociais e também um caixa de mensagem, sendo esta o formulário de contato.

A importância dele é construir uma relação sólida entre consumidor e empresa. Se o seu cliente (ou potencial cliente) ver que existe um formulário a disposição, ele fica mais satisfeito em saber que a empresa está disposta a atender seus pedidos e que se importa com suas necessidades.

Para o vendedor, ter em mãos uma informação valiosa de contato do cliente (como telefone ou e-mail) permite o envio de promoções, produtos e conteúdos gratuitos sobre os produtos e serviços oferecidos. Isso sem sombra de dúvidas aumenta o potencial de conversão e vendas.

Com o formulário de contato e o serviço de atendimento correto, o gatilho mental da RECIPROCIDADE é ativado. O usuário tem aquela sensação de quase obrigação de comprar ou pelo menos ouvir o que você tem a oferecer, visto que na cabeça dele ele pensa assim: “ah, eles me atenderam tão rápido e me ajudaram muito, vou ver o que eles vendem”. Se o atendimento for feito a alguém que já é cliente, as chances de ele comprar novamente aumentam muito.

O que um bom formulário de contato precisa ter?

O formulário de contato é algo simples que não precisa de muitos “enfeites” em torno dele. São apenas três ou quatro campos essenciais: nome, e-mail, telefone, mensagem e às vezes o assunto. Em muitos formulários, o box de telefone e assuntos ficam descritos como opcionais, para agradar aos usuários que não querem perder tempo preenchendo informações que consideram desnecessárias.

Abaixo de cada item existe uma caixa de diálogo. Um exemplo de formulário de contato está ilustrado na imagem a seguir.

Exemplo de formulário de contato

O formulário acima é tão simples e fácil de entender que até as pessoas que não sabem falar inglês vão saber usá-lo. Alguns formulários também apresentam o reCAPTCHA, que é a caixinha que pede a confirmação de que você não é um robô.

O formulário de contato exerce também a função de uma landing page, onde o visitante deixará o e-mail para receber algo prometido: promoções, newsletter, lançamentos, novidades, etc. Nesta situação, pedir informações adicionais é totalmente irrelevante. Apenas o e-mail é suficiente.

UX Writing no formulário de contato

UX Writing no formulário de contato

O termo UX significa “user experience”. Writing é escrever. Assim, o UX Writing proporciona uma boa experiência ao usuário com interfaces textuais, sendo o formulário de contato uma delas.

Geralmente o UX Writing é mais aplicável em questionários com muitas informações, como candidatura a um emprego, criação de um novo perfil de usuário ou no checkout de uma compra. Mesmo assim, as técnicas podem ser aplicadas em quatro situações específicas no formulário de contato tradicional.

Mensagem de erro

Se o internauta esquece de preencher um campo obrigatório e pressiona o botão Enviar, deve-se sinalizar com vermelho ou outra cor chamativa o local onde a informação não foi digitada ou preenchida incorretamente.

Mensagem de envio bem-sucedida

Se o usuário pressionou o botão enviar e nada aconteceu, ele pode ficar em dúvida se a solicitação foi enviada. Talvez ele faça mais uma vez para garantir.

O ideal é você mostrar por meio de um texto que a mensagem foi encaminhada. Além disso, seria interessante afirmar o prazo de resposta. Um exemplo seria:

Solicitação enviada com sucesso. Entraremos em contato em até 48 horas

Correção Automática

Se o e-mail da pessoa for @gmail.com, porém na pressa foi digitado @gmali.com, está nítido que o usuário queria digitar Gmail corretamente, afinal não existe um servidor com o outro nome.

Duas opções são disponíveis aqui: automaticamente corrigir o erro ou informar o erro no momento do envio. O que você não pode fazer é aceitar esse e-mail digitado errado, pois ao receber a solicitação e enviar uma resposta, o cliente nunca receberá a mensagem.

Layout agradável ao preencher informações

Eu sempre fico em dúvida ao responder um cadastro que pede meu número de telefone. Eu pessoalmente não gosto de ter os 11 números enfileirados sem separação nenhuma, pois isso dificulta a visualização no momento de verificar se meus dados estão corretos. Assim, eu insiro os parênteses para o DDD e o hífen separando os 5 primeiros dígitos dos 4 restantes.

Com o Ux Writing, antes de o usuário digitar o número de telefone, é possível que ele já visualize o (  ) ______ – ____ e saiba que o ajuste será feito de forma automática, no qual ele apenas precisa colocar os números sem os outros caracteres.

Formulário de contato: tipos e como escolher a melhor para a sua loja virtual

Neste tópico você vai aprender a diferenciar as maneiras de criar um formulário de contato e a definir um específico para o seu e-commerce.

Formulário HTML, CSS, PHP e Java

formulário em html

Este formulário é construído integralmente em código de computação utilizando estas linguagens específicas. Geralmente, para criar utilizando programação pura, é necessário ter amplo conhecimento pois qualquer erro minúsculo de digitação pode causar mal funcionamento no envio e recebimento de mensagens.

Ter um formulário assim é recomendável apenas se a loja virtual for desenvolvida fora de qualquer plataforma de e-commerce. Provavelmente foi contratado um profissional especializado para produzir o site. Assim, nesta situação, o mais recomendado é contatar ele novamente.

A grande vantagem de construir um formulário nesses moldes é o total controle de customização e layout.

Formulário de contato com plugins do WordPress

formulário wordpress

Um e-commerce hospedado no WordPress através do WooCommerce tem acesso à um leque de ferramentas, os populares plugins. São muitos que cumprem muito bem a função de formulário de contato. Veja mais adiante eu um tópico específico os três mais recomendados.

4 dicas de como criar um formulário de contato eficiente

Agora que você viu as diferentes opções para criar um formulário, vou apresentar ideias que facilitam a utilização do formulário. Na verdade, algumas sugestões já foram mencionadas anteriormente, apenas vou enfatizá-las com mais veemência.

Simplicidade é a chave

O layout e a coleta de informações simples e diretos são os melhores. Peça apenas aquilo que irá utilizar. Por exemplo, por que você quer coletar o e-mail e o telefone? Você vai se comunicar com o cliente nos dois meios? Caso não, apenas escolha o mais adequado para você. Pense que o suporte, o controle e gerenciamento dos atendimentos são suas responsabilidades. Escolha um meio que te beneficie.

Teste o formulário em diferentes aparelhos

O formulário de contato precisa se encaixar perfeitamente em todos as resoluções de telas. Hoje, o celular é cada vez mais utilizado como meio de comunicação. Assim, tenha certeza de que todos os dispositivos conseguirão prontamente usar esse recurso.

Use as práticas de UX Writing

Todas as técnicas mencionadas anteriormente são proveitosas. Tente usá-las ao máximo para melhorar a comunicação com o usuário e transmitir credibilidade do seu negócio.

Incentive o uso do chat ao vivo

O formulário possui a vantagem de coletar dados que podem ser usados posteriormente em situações específicas. Contudo, se o seu foco é resolver atendimentos rápidos e eficientes, esta é uma das piores opções.

Pense que o internauta vai precisar aguardar cerca de 1 ou 2 dias para ter uma resposta. Existe uma maneira muito mais ágil e prática: o chat ao vivo.

Assim, informe ao usuário que existe uma opção para ele tirar dúvidas em tempo real com um funcionário (não um robô) do atendimento ao cliente. Geralmente o chat online fica disponível em horário comercial de segunda a sexta-feira.

Se você aplicar esta dica, perceberá que as solicitações vindas do formulário de contato ocorrerão fora do horário comercial e durante o fim de semana. Creio que isso tornará economizará tempo valioso para dedicar-se a outras atividades do comércio eletrônico.

4 boas práticas para captar mais leads no formulário de contato

O formulário de contato pode cumprir a mesma função do que uma página de captura sem precisar direcionar o usuário a outro local. Para isso, é preciso assumir uma função ativa, ou seja, o empreendedor ir atrás do potencial cliente. Esse comportamento é oposto ao formulário de contato para suporte e atendimento, no qual o cliente vai atrás da empresa.

Existe boas práticas para oferecer a inscrição de forma educada e não invasiva. Segue abaixo 4 delas.

Peça somente o e-mail

Ao ser pego de surpresa, o visitante da loja virtual está mais interessado em olhar os produtos do site do que preencher uma informação pessoal. Assim, capture somente o e-mail, sem nome e telefone, com intenção de ser ágil e não um chato de galochas que precisa de 1001 informações para dar um benefício.

Ofereça um benefício exclusivo e especifico

Dê um motivo palpável que o cliente possa utilizar como justificativa e concordar em dar o e-mail a você. Geralmente em blogs você vê o formulário com o título “Receba a nossa newsletter”. Daí o usuário pensa: “o que vai mudar a minha vida se eu receber a newsletter ou não?”

Agora, se você oferecer um cupom de 10% de desconto na primeira compra, aí a história é diferente e o interesse dele será substancialmente maior.

Tenha boas práticas de design

O layout do formulário para este objetivo deve ser diferenciado. Um título curto e simples, porém, com letras grandes, para chamar a atenção. Também é preciso ter um botão com uma cor chamativa, como azul, verde ou vermelho, para facilitar o clique.

Apareça em diversos locais dos sites

O formulário de capturar de leads por aparecer em diversos lugares. Os mais adequados são no rodapé e na barra lateral. Popups no meio do site ou quando o internauta irá fechar a janela ou clicar no botão de voltar são válidos também.

Apenas seja prudente e não exagere. Se o usuário não aceitou a sua recomendação, não tente novamente naquela semana. O exagero fará ele sair da loja virtual e nunca mais voltar.

3 plugins para formulários de contato no WordPress

Vou entregar agora aquilo que prometi lá no início. Os 3 melhores plugins de formulário de contato no WordPress.

Contact Form 7

plugin para formulário Contac Form 7

Este é o plugin mais popular e amplamente utilizado nos sites WordPress. Ele possui tradução para o Português.

O Contact Form 7 permite programar mensagens automáticas para diferentes situações, sejam erros, campos obrigatórios e agradecimentos. Outrossim, oferece proteção de dados e ferramentas AntiSpam integradas.

A sua utilização é destinada a pessoas com pouco conhecimento de interface e customização. Por isso ele é tão popular. É preciso apenas inserir os tópicos desejados e colar um código HTML no local de exibição.

WP Forms

plugin para formulário WPForms - Drag & Drop

O WP Forms é outra opção disponível totalmente gratuita. Ele é muito mais personalizável do que seu concorrente. Ele permite a inserção de listas suspensas, múltiplas escolhas, caixas de marcação, etc. O formulário de contato é construído por blocos no estilo Arraste e Solta. As indexações em dispositivos móveis são excelentes também. Vale a pena optar pelo WP Forms.

Ninja Forms

plugin para formulário Ninja Forms

O Ninja Forms é outro plugin para formulário de contato. Em relação às funcionalidades, ele fica no meio entre o Contact Form 7 e o WP Forms. A vantagem deles é a integração com o Mailchimp e PayPal. A grande desvantagem é ser em inglês.

Conclusão

Neste post, você aprendeu praticamente tudo sobre formulários de contato. Realmente, foi um artigo completo. Claro que se você ainda tiver alguma dúvida, preencha o formulário abaixo e deixe seu comentário haha.

Convido a permanecer aqui aprendendo mais sobre a CartPanda e o mundo do e-commerce. Temos mais de 40 artigos com assuntos relacionado a este tema. Por exemplo, veja em Landing Page: tudo o que você precisa saber para converter mais para aprender como construir uma página de captura profissional utilizando um bom formulário de contato.

Compartilhar esse artigo